Depreciado por Platão, reabilitado por Aristóteles, o conceito de mimesis, ou imitação, desempenha um papel central no desenvolvimento da arte ocidental. Este volume acompanha as várias transformações do conceito, da Antiguidade até o século XX, pass ando por suas encruzilhadas mais importantes: a Idade Média, quando sofre uma inflexão significativa, com a distinção entre natura naturans e natura naturata o Renascimento, cujo neoplatonismo permite a um artista como Leonardo explorar empírica e m atematicamente a natureza sem romper com o princípio da imitação e, finalmente, o Romantismo e a Modernidade que, recusando as antigas concepções, percebem a mimesis como um desvio da força criadora do artista, lançam mão de conceitos oriundos de vá rias disciplinas e tornam a apreciação da obra de arte uma operação de instigante complexidade. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Código: |
9788573263152 |
EAN: |
9788573263152 |
Peso (kg): |
0,000 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
13,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
JACQUELINE, LICHTENSTEIN |
Editora |
EDITORA 34 |
Ano Edição |
2004 |
Número Edição |
1 |