• A Experiência Rex:

A Experiência Rex: "éramos O Time Do Rei"

  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$75,00



O Grupo REX, formado por Wesley Duke Lee, Nelson Leirner e Geraldo de Barros, Carlos Fajardo, José Resende e Frederico Nasser, expressa sua inconformidade com o precário mercado de arte brasileiro através de manifestos polêmicos e bem humorados, como o jornal-boletim “Rex-Time”, cuja primeira edição possuia a seguinte manchete: “AVISO: É A GUERRA”.

O livro de Fernanda Lopes analisa a formação e atuação do Grupo Rex no contexto da arte brasileira na segunda metade dos anos 1960, em apenas um a no exigiram um espaço produtivo para a arte contemporânea, inconformados com a ausência de espaço para opiniões transgressivas e inovadoras no sistema de arte. A autora enfatiza a importância do grupo para seu tempo e a singularidade de sua contribui ção e influência para os artistas que vieram depois, insistindo que o meio de arte brasileiro tem muito o que aprender.

A galeria do grupo, a “Rex Gallery & Sons”, constituiu um centro vivo de informações sobre arte contemporânea, um verdadeiro “m useu experimental”. Os Rex foram estimuladores culturais consistentes, que mostraram ser possível integrar uma pesquisa criadora à atuação educativa.

As passagens dessa saga memorável são cuidadosamente descritas e analisadas pela autora, que não se rende ao fascínio por esse capítulo palpitante da década da cultura brasileira e ocidental, conseguindo demonstrar com segurança e verve a singularidade da contribuição do Grupo em seu contexto sócio-cultural. Dessa maneira, A experiência Rex é um dos ensaios mais densos sobre um dos mais importantes grupos de arte contemporânea brasileira.

Sobre o autor: FERNANDA LOPES é mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Desde 2001 colabora com jo rnais e revistas como Bravo! e Gazeta Mercantil. Foi pesquisadora colaboradora no livro “Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas” (Funarte, 2006), e assistente de curadoria na exposição “Arte Como Questão – Anos 70” (Instituto Tomie Ohtak e, SP, 2007).

Código: 9788598325873
EAN: 9788598325873
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Especificação
Autor Fernanda, Lopes
Editora ALAMEDA
Ano Edição 2009
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.