Artista e celebridade. Gênio e oportunista. No mundo da arte, Andy Warhol é a figura que mais dividiu (e conquistou) a crítica. Mas o herói da cultura pop dos anos 60, cujas frases ambíguas causavam furor publicitário, é apenas a personagem construíd a para o público. Andy Warhol – o gênio do pop, primeiro livro dos norte-americanos Tony Scherman e David Dalton traduzido no Brasil, se propõe a desvendar o homem por trás da charada. O leitor é transportado aos bastidores da cena artística conduzid a por uma nova estirpe de marchands e comandada pela figura cool de gola alta, peruca prateada e óculos escuros. Baseando-se em novas fontes e extensas entrevistas, Andy Warhol – o gênio do pop revela um artista impulsionado por speed (anfetamina), o bcecado pela aparência e com mania de telefone, mas que destruiu a Arte com “A” maiúsculo e abalou o mito do autor. O livro se concentra no que os autores chamam “a primeira vida” de Warhol, desde sua infância na classe baixa americana como Andrew Wa rhola, passando pelos anos no estúdio Factory – “esse sótão sujo no centro da cidade” – até 1968, quando levou um tiro de Valerie Solanas. Com estilo fluido e declarações por vezes cômicas, a obra conta como surgiram as latas de sopa Campbell’s – uma ideia de 50 dólares – e a primeira Marilyn, o plano de fazer um filme de oito horas sobre um homem dormindo e a exposição que provou que um artista de galeria poderia ser uma estrela do rock. De completo outsider a “amigo do peito” de Elizabeth Tayl or, Warhol mostra que estava em profunda sintonia com sua época e prova, nesse livro, que os críticos do pop “não entenderam a piada”.
Código: |
9788525048363 |
EAN: |
9788525048363 |
Peso (kg): |
1,000 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,50 |
Especificação |
Autor |
Tony; Dalton, David |
Editora |
BIBLIOTECA AZUL |
Ano Edição |
2010 |
Número Edição |
1 |